segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mutirão Social continua capacitando pessoas; novos cursos abertos


Na última semana, mais cursos foram abertos e encerrados pelo Mutirão Social - projeto da Prefeitura de Guanambi realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Já são mais de 1000 as pessoas capacitadas pelo programa desde janeiro deste ano.

Em Mutans, foram encerradas duas turmas de Pintura em Tecido. Ao todo 31 alunas concluíram o curso dado pela professora Cleide. Já no bairro Brasília, em Guanambi, foram 17 pessoas que formaram-se após as aulas da professora Verbena Moreira. Os cursos tiveram a duração de 30 dias.

Novos Cursos - Também na última semana, teve início a turma de Bordado em Fita, no povoado de Queimada, em Mutans, e que terá a duração de três semanas. Duas turmas, uma com 17 (turno matutino) e outra com 18 (turno vespertino) alunas vem tendo aulas, desde a última terça-feira, com a professora Cristina.

Já na manhã desta segunda-feira, na Escola Municipal Professora Adelice Oliveira, no bairro São Sebastião, tiveram início as aulas do curso de informática. Ao todo, 18 alunos matricularam-se para as aulas que são dadas pelo professor Uelton e terá duração de pouco mais de quatro semanas, divididas em três módulos: Windows (30 horas), Word (30 horas) e Excel (36 horas).

Conferência Estadual de Assistência Social tem início nesta terça-feira, em Salvador

Fonte: Portal Sedes/BA (adaptado)

Avaliar a situação atual da política de assistência social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento e avanço do Sistema Único de Assistência Social (Suas), na Bahia. Esse é tema da IX Conferência Estadual de Assistência Social, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o  Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

A Conferência acontece nos dias  1º e 2 de outubro,  no Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Moema Gramacho, além de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), entre outros.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi (SEMAS) também marcará presença ao evento. Representando o órgão, estarão a Secretária da pasta, Maria Silvia Barros e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Yonara Rodrigues.

Painéis temáticos - Durante os painéis simultâneos, distribuídos em seis eixos, serão discutidos, dentre vários temas, o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, além de programas e projetos. 

A convocação da conferência é uma das principais competências dos Conselhos de Assistência Social sendo um importante espaço de participação popular e deliberação da Política de Assistência Social instituída pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS/1993 alterada lei 12.435/2011, com atribuições de avaliar a Política Pública de Assistência Social e propor diretrizes para aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Confira a programação da Conferência clicando aqui