quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Reunião no CCI fala sobre novidades no SCFV e no CREAS

Nesta quarta-feira, 18, uma reunião, na sede do Centro de Convivência do Idoso Otelino Ferreira Costa (CCI), teve como objetivo a divulgação dos resultados de um encontro estadual de técnicos sociais que aconteceu nos últimos dias 09 e 10 de setembro, em Salvador. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Guanambi foi representada, na ocasião, pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Yonara Rodrigues e pela Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Cristiane Borges.

Antes da palestra, foi organizada uma dinâmica de apresentação na qual os presentes formaram um círculo. O intuito era de que os membros pudessem interagir uns com os outros falando o próprio nome a função que exerce dentro de cada órgão jogando um rolo de barbante. Ao final, uma teia foi formada pelos participantes da dinâmica.

Depois, Yonara Rodrigues iniciou a palestra explicando, de forma geral, o que é a Assistência Social, dos objetivos, princípios, além das ofertas que são feitas à população carente. Ela falou também sobre quais são as agressões mais comuns entre as famílias necessitadas e todo o processo pelo qual passam as famílias ao serem atendidas nos centros vinculados a SEMAS. Yonara finalizou explicando quais eram os principais pontos para as pessoas que foram capacitadas a trabalhar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Em seguida, Cristiane Borges falou sobre o reordenamento dos Serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além dos objetivos e principais obstáculos do projeto quanto ao cumprimento de certas metas e ao público que tem prioridade neste serviço.

Após as palestras, o público presente pode fazer perguntas e expor suas opiniões quanto aos temas abordados. Na ocasião também foi apresentada a nova equipe do CREAS, composta por: Gildete Nascimento (Coordenadora), Felipe (Advogado), Elisete (Orientadora), Joelma (Psicóloga), Gleiciane (Assistente Social) e Simone (Educadora Social).

A Secretária Maria Silvia Barros fez um levantamento positivo do evento e enfatizou a importância da criação do CREAS de Guanambi: "Com a instalação do CREAS, nosso serviço será otimizado, já que o CRAS será desafogado, trabalhando dentro do seu território, o que ajudará a melhorar o atendimento a nossa população".

GALERIA DE FOTOS (clique para ampliar):
Fotos: Assim SEMAS