terça-feira, 10 de setembro de 2013

Reunião em Caetité discute processo de democratização do Brasil

Debater a participação da sociedade no processo de democratização do Brasil. Esse foi o tema da III Semana Social Diocesana, que aconteceu entre os últimos dias 6 e 8 de Setembro, no auditório da UNEB - Campus VI, em Caetité. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi marcou presença no local com a Chefe da pasta, Maria Silvia Barros e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ionara Rodrigues.

O evento contou com mesas redondas, palestras e plenárias que abordaram temas como o funcionamento dos três poderes, convivência no semiárido, os desafios sociais que afetam as cidades em desenvolvimento, entre outros. A Semana Social foi encerrada, no último domingo, com uma missa e logo depois, um almoço.


Nota: Atualização sobre os cursos do PRONATEC em Guanambi

A Prefeitura de Guanambi através da Secretaria de Assistência Social vem informar aos interessados dos cursos do PRONATEC abertos na região:

- Ainda há vagas para o curso de Curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, mas, apenas para o turno vespertino (21 no total). Os interessados devem dirigir-se até a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social até o próximo dia 16, segunda-feira.

- O curso de Operador de Computador, divulgado inicialmente que começaria no próximo dia 23 de outubro, teve seu início confirmado para o dia 14 de outubro.

- Tanto para este curso quanto para o de Montador e Reparador de Computador as inscrições, em primeira chamada, vão até o dia 29 de setembro, na sede da Secretaria.

SEMAS tira dúvidas da população sobre o Bolsa Família

Em uma reunião realizada na última sexta-feira, 6, na sede do CREIO (Centro de Referência Especial da Educação Inclusiva Operacional), no Centro de Guanambi, a Secretaria Municipal de Assistência Social  (SEMAS) esteve no local para falar sobre o programa Bolsa Família, do Governo Federal.

Na ocasião, Marilene Moraes, Coordenadora do Bolsa Família em Guanambi, fez uma palestra, informando às famílias interessadas todas as condições para ter acesso ao programa, além de solucionar os muitos questionamentos dos presentes. Além disso, ela incentivou as famílias para que elas busquem os cursos profissionalizantes da SEMAS para ter um aumento na renda familiar.

Também estiveram presentes ao encontro a Chefe de Divisão de Assistência a Educação Inclusiva, Sônia Fernandes e a Assistente Social, Núbia Teixeira.

Sobre o CREIO - O CREIO é uma instituição que atende crianças na rede municipal de ensino, proporcionando as condições necessárias para o desenvolvimento das potencialidades e singularidades de cada menino. Assim, busca garantir a participação nos diversos contextos sociais, além de dar, a cada criança, autonomia na vida.

GALERIA DE FOTOS (clique para ampliar):
Fotos: SEMAS

  

 

Abertos mais quatro cursos do Mutirão Social em Guanambi e Ceraíma

Na última segunda-feira, 9, tiveram início mais quatro cursos do Mutirão Social, projeto da Prefeitura de Guanambi através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo, são mais de 50 alunos matriculados que terão mais de 500 horas de aulas realizadas em Guanambi e em Ceraíma.

No Instituto Tempero Verde, que fica no bairro Vomitamel, teve início o curso de Auxiliar Administrativo. De acordo com Rosana Donato, coordenadora geral, 20 alunas matricularam-se neste curso que terá duração de 2 meses. Nesse período, os estudantes terão aulas de Gestão Profissional, Matemática, Apoio Administrativo, entre outros.

Já na sede do Mutirão, que fica na Secretaria Municipal de Assistência Social, também foi aberto o curso de Manicure, dado pela professora Lilian. Neste curso, que tem a duração de pouco mais de 60 dias, matricularam-se 16 alunas, que terão aulas de Saúde e Beleza, Prática Supervisionada, além de outras disciplinas.

Aulas no IFBA - Além destes, foram abertos mais dois cursos do Mutirão Social na sede do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Ceraíma. O primeiro é de Colchas e Edredons, com duração de 30 dias e aulas são dadas, no turno matutino, pela professora Elza Silveira. Já o segundo é o de Corte e Costura, dado pela professora Vanderleia Fogaça, e que terá duração de pouco mais de 50 dias. Em cada uma das duas turmas, matricularam-se 19 alunos.