segunda-feira, 28 de abril de 2014

26/04/2014 - Dia "D" de Vacinação Contra a Gripe no Brasil



Mais de 65 mil postos de vacinação foram abertos neste sábado (26), em todo o país, para mobilização contra a gripe, e em Guanambi não foi diferente. Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, o Dia "D", que tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS) aconteceu até as 17h em todo Brasil.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram o público-alvo, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe, com isso, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. 

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e/ou rigidez no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contra-indiciada para pessoas com história de reação alérgica aguda em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Fotos (clieque para ampliá-las):


































 

Projeto Cidade Digital em Guanambi





No ano de 2012, mais 80 municípios do Brasil foram selecionados para o projeto-piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, Guanambi foi uma dessas cidades selecionadas ao lado de outras 08 cidades da Bahia. O projeto conta com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.


Com o objetivo de melhorar a gestão pública municipal, resultando em maior acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo, o projeto possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infra-estrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores e disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população, proporcionando acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultando em desenvolvimento local.



Quem passa por duas das maiores e mais movimentadas praças do centro de Guanambi já consegue dispor gratuitamente de sinal de internet de alta velocidade. A transmissão funciona com base na tecnologia de rede sem fio em freqüência autorizada pela Anatel. O acesso pode ser realizado com o uso de qualquer dispositivo que possua o sistema de captação WiFi como smartphones, tablets, desktops, notebooks, ultrabooks etc. O nome das redes disponíveis para acesso é PAP1 – Ponto de Acesso Público 1 na Praça Tancredo Neves (Praça da Escola Getúlio Vargas) e PAP2 - Ponto de Acesso Público 2 na Praça Henrique Pereira Donato.

O fruto da boa parceria entre a Prefeitura de Guanambi e o Ministério das Telecomunicações, através do Programa Cidades Digitais, elevou Guanambi em uma das cidades com o cronograma de implantação mais adiantados do Brasil, pois a instalação dos 11 km do anel fibra óptica formando uma rede com topologia em anel, que interligam os órgãos públicos e várias regiões da cidade já está pronta. O próximo passo será a instalação de aplicativos de governo eletrônico na prefeitura, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação e a capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede.

As jovens Ludimila Santos e Rute Barbalho, que são estudantes do Curso Téc. em Administração no Ceep de Guanambi, foram umas das primeiras a utilizar a internet da Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão). “Utilizamos a rede WiFi para fazer pesquisas escolares, atualizar nossas redes sociais e conversar com amigos e parentes distantes. Vários colegas já estão navegando através dos seus netbooks, celulares e laptops e todos nós estamos gostando muito, a internet é ótima e o melhor de tudo, é de graça”, disseram.

Na última semana, a Prefeitura de Guanambi recebeu técnicos do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - inspecionando, atestando e liberando as instalações do sistema. Futuramente a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças e parques, será expandida para outras regiões da cidade. 

 
“É uma inovação para os cidadãos, pois cada dia que passa, as pessoas necessitam mais da internet, que não é apenas entretenimento, mas também uma necessidade, pois, muitos serviços essenciais podem ser feitos pela grande rede. Com essa estrutura montada, a administração poderá implantar vários serviços como o VoIP (telefonia IP), vídeo monitoramento, videoconferência e outros”, afirmou Marcone Fernandes, funcionário da Prefeitura de Guanambi e Coordenador de implantação do Projeto Cidades Digitais.

“Graças a esta importante e frutífera parceria com o Governo Federal, estamos destinando à população e principalmente para a juventude, internet de graça e de ótima qualidade inicialmente em duas praças, a ideia é expandir o benefício para os principais pontos com maior movimentação pública da cidade. Com o projeto Cidades Digitais em nosso município, vislumbramos o início da digitalização da cidade, também como acesso livre às informações, integração dos órgãos públicos para agilizar os tramites e ações, auxiliando também na inclusão social. Em um único projeto, estamos unindo ações de cidadania, gestão pública, entretenimento e segurança pública com o projeto de videomonitoramento, que em breve iremos implantar nas principais ruas e avenidas do centro comercial da cidade”, detalhou o prefeito Charles Fernandes.







Início da Campanha Contra a Gripe em Guanambi!



Na última quinta, 24/04, teve início no Município de Guanambi, no Centro de Convivência do Idoso Otelino Ferreira Costa, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que será realizada até 09 de maio de 2014 em todos os postos do PSF (Programa Saúde da Família) do Município.

O Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ernivaldo Viana; o Secretário de Saúde, Manoel Paulo; a Secretária de Assistência Social, Maria Sílvia; a Enfermeira Sanitarista da Vigilância Epidemiológica, Andreiza Vigatto; a Representante da Secretaria de Educação, Solange Silva e Delma Souza, do Centro do Idoso, estiveram presentes abrindo esta Campanha e falando da importância da Vacina contra a Gripe.

Muitos idosos compareceram para tomar a vacina e mostraram o compromisso e o importante valor que tem esta Campanha de Vacinação. Logo após cumprir com o bem para saúde, se descontraíram com o animado forró de toda semana.

Esta vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza. A imunização via injeção, protege contra os subtipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. O dia “D” da campanha, Dia Nacional de Mobilização, será no dia 26 de abril.

Fotos (clique para ampliá-las):