segunda-feira, 17 de março de 2014

6º Congresso Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social



Na última semana, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Sílvia, recebeu um comunicado informando que a mesma será premiada, no 6º Congresso Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que acontecerá dos dias 13 a 16 de Abril, na Costa do Sauípe Resort – Bahia, com o Prêmio Sustentabilidade Social.


Esses Prêmios vão para os 100 Melhores Secretários (as) Municipais do Brasil e para a escolha deste se utilizam dos seguintes critérios:


- Coordenação das políticas municipais de Assistência Social;

- Execução das atividades relativas a prestação de serviços sociais;

- Programas municipais;

- Ações, visando o desenvolvimento social;

- Combate a desigualdade social;

- Diretrizes de proteção e inclusão social;

- Plano municipal de Assistência Social;


E dos seguintes modos de pesquisa:


- Fontes associadas à Assistência Social em nível municipal e estadual;

- Páginas abertas à Assistência Social em nível municipal e estadual;

- Principais meios de comunicação, relacionadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (imprensa, jornais, internet, blogs , entre outros).


Os méritos para esta conquista são da Equipe da Secretaria de Assistência Social de Guanambi, mas o resultado conquistado é do município.



“A Assistência Social enquanto direito é ato de cidadania. E enquanto necessidade básica é dever do Estado”.

Encontro Regional do CONGEMAS no Nordeste

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Sílvia, o Chefe de Gabinete, Francisco Donato e a Assistente Social, Rosinei Gomes Menezes, participaram dos dias 12/03 à 15/02 do Encontro Regional do CONGEMAS no Nordeste.

O evento entrou para história como o maior Encontro Regional do CONGEMAS, com 1500 participantes na cerimônia de abertura no dia 13/03. Este, aconteceu na cidade de Ilhéus - Bahia e teve a participação de gestores e técnicos de todo o nordeste. Na abertura tivemos uma emocionante apresentação cultural com o Arisca Companhia  de Dança, que levou os presentes a uma viagem pela cultura dos estados nordestinos.

Na mesa de abertura contamos com a presença de diversas autoridades locais, regionais e nacional. O presidente do CONGEMAS fez um discurso veemente no combate a todo tipo de coronelismo, se reportando aos resquícios de práticas assistencialistas que insistem em perdurar no novo SUAS. Também reafirmou a necessidade de avaliarmos o SUAS em nosso cotidiano, com a perspectiva de que trata de uma construção coletiva, com gestão compartilhada na busca pela efetivação na garantia de direitos.

No I Painel Temático, a Profª Drª Aldaíza Sposati fez uma minuciosa exposição sobre os investimentos do SUAS nos estados da região, com uma reflexão sobre os efeitos reais destes investimentos na qualificação dos serviços sócioassistenciais, e na consequente garantia de proteção social aos cidadãos e cidadãs da região Nordeste.


Fotos (clique para ampliá-las):