terça-feira, 20 de maio de 2014

Entrega de Certificados do Curso de Carpintaria



Foi com imenso prazer que a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Sílvia, participou na última sexta, convidada pela Renova Energia, da entrega dos certificados do curso de Carpintaria do Complexo Eólico Alto Sertão II de Tabu dos Alves.

Fotos (clique para ampliá-las):






























Profissionais da Atenção Básica Recebem Gratificações do PMAQ



Aconteceu na noite desta última sexta (16) a entrega da bonificação de diversas equipes do Programa Saúde da Família que atuam nos Bairros Alto Caiçara, Lagoinha, Ipiranga, Monte Pascoal e Vomitamel. Como forma de incentivar a melhora no atendimento, estas cinco equipes de Estratégias de Saúde da Família em Guanambi foram premiadas por alcançarem metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e receberam a gratificação prevista pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que incentiva o cumprimento das metas e adoção de processos que ampliem a capacidade de gestão para melhoria do serviço de acordo com a necessidade da população. O evento de valorização foi apresentado pelas funcionarias Paula Melo e Graça Cotrim, do Departamento Municipal de Atenção Básica.

Os servidores foram representados pela funcionária Dulcinéia, que recebeu das mãos do Secretário de Saúde Manoel Paulo Rodrigues e do Prefeito Charles Fernandes o cheque simbólico na quantia de R$ 4.307,00. O diretor do Departamento financeiro da Secretaria Municipal de Saúde Onílio Junior disse que os valores já foram creditados e já estavam na conta dos funcionários, para a alegria dos presentes. A Sra. Terezinha Perrone, da Ouvidora do SUS, destacou a importância da valorização das equipes e parabenizou a todos pelo empenho.

Presente no evento, o prefeito Charles Fernandes destacou a importância do programa em que a população ganha ao ter o servidor motivado a atingir as metas estabelecidas. “Isso é um estímulo às equipes para que, no cumprimento de metas, melhorem a qualidade do atendimento e deem um resultado melhor para a população. É melhor para a comunidade, é melhor para o governo, que está investindo na atenção básica, e para os servidores, que terão um estímulo a mais, podendo garantir a cada semestre uma gratificação”, disse.

O Secretário Municipal de Saúde Manoel Paulo ressaltou o comprometimento das equipes engajadas no programa, “o Ministério da Saúde tem uma prioridade, que é investir na prevenção da doença e na promoção da saúde, ou seja, na atenção básica”, de maneira igual estamos fazendo no município, a nossa meta é aumentar o número de equipes de Saúde da Família no PMAQ, dando assim, um importante incentivo para os servidores e consequentemente a constante melhoria nos serviços prestados. As equipes envolvidas demonstraram extremo comprometimento, e por isso, hoje está recebendo este importante incentivo através pagamento de bônus financeiro, frisou.

Esteve presente também a Diretora do Departamento de RH, Sra. Giselle Malheiros, a primeira-dama Jaylma Ribeiro Fernandes e toda a equipe do Departamento de Atenção Básica do Município (Paula Luisa, Graça Cotrim, Zuleide Batista, Jayne Almeida, Kelly Nascimento, Elisângela Fernandes, Juvenal dos Prazeres e Alessandra Gomes)

PMAQ - entenda o Programa

O PMAQ tem índices estabelecidos que correspondam a um número de pontos, e a premiação em dinheiro é proporcional, sendo calculada a partir de quantos pontos a equipe conseguiu. A pontuação máxima é de 20 pontos. As equipes de Guanambi inscritas no programa tiveram avaliação acima da média.

O objetivo do programa, instituído em julho de 2011, é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

A ideia é mensurar os possíveis efeitos da política de saúde com vistas a subsidiar a tomada de decisão, garantir a transparência dos processos de gestão do SUS e dar visibilidade aos resultados alcançados, além de fortalecer o controle social e o foco do sistema de saúde nos usuários.






Nota de Esclarecimento

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUANAMBI
FUNDO MUNICIPAL DE SÁUDE
Praça Henrique Pereira Donato, 90 - Centro
C N P J n º 1 1 . 9 2 6 . 8 4 3 / 0 0 0 1 - 3 0
CEP 46.430-000 - Guanambi - Bahia
Fonefax: (77) 3452-4520
e-mail: funsaudegbi@gmail.com

 
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que possui na POLIMEG um aparelho de
espirometria para atender os pacientes do Programa RESPIRA BAHIA, contudo, o
aparelho apresentou defeito e o conserto não é viável porque o aparelho já está
fora da linha de produção, não sendo possível encontrar as peças para
substituição. Sendo assim, foram tomadas as providências cabíveis para aquisição
de um novo espirômetro. Cumpre informar que o processo licitatório foi
deflagrado e a empresa vencedora tem sede no Estado de São Paulo, o contrato
já foi encaminhado através de AR – Correio para assinatura da empresa, estamos
aguardando a chegada do contrato para emitir a requisição de compra.
 

Guanambi, 16 de Maio de 2014.

Manoel Paulo Fraga Rodrigues
Secretário Municipal de Saúde

Departamento de Vigilância Sanitária fecha Comércio Ilegal



Em atendimento a uma denúncia na tarde da última quinta feira, dia 15, o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, apreendeu na Associação do Bairro Beija Flor, uma equipe que trabalhava como profissionais da oftalmologia.

Composta supostamente por dois optometrista (trabalho voltado para a prevenção de patologias oculares e problemas sensoriais), os mesmos promoviam atendimento como oftalmologistas, realizando os exames de vista e receitando óculos de grau. 

A consulta dos exames era gratuita desde que os óculos fossem comprados em uma ótica conhecida como Super Mais, localizada em Vitória da Conquista.

Em Guanambi já haviam realizados os procedimentos no Bairro Brasília, em um ponto comercial, no Bairro Alvorada na sede da Associação (Ambaia) e no Bairro Beija Flor, na Associação, onde foram apreendidos os seguintes materiais:

229 óculos e receitas, 01 Espelho redondo, 11 Boletas com óculos (armações já escolhidas por clientes).

Diante da Lei que rege a Vigilância Sanitária, eles cometiam ilegalmente a profissão de oftalmologista, além do comércio de óculos em local não autorizado pela Vigilância Sanitária Municipal.

Os envolvidos deverão responder pelas irregularidades conforme a legislação vigente.