segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Encerramento de mais um curso do Mutirão Social.

Projeto já capacitou mais de 2.000 pessoas.

Na noite desta segunda-feira (10), aconteceu o encerramento de mais um curso do Projeto Mutirão Social realizado pela Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Sociedade Espírita Obreiros do Porvir, que cedeu o espaço para a realização do curso. Na oportunidade, 18 mulheres dos Bairros Marabá e Monte Pascoal celebraram a conclusão do curso de corte e costura. Ao todo, o Projeto Mutirão Social já capacitou mais de 2.000 pessoas nos últimos dois anos, em um total de mais de 50 cursos em variados segmentos do mercado de trabalho, todos eles reconhecidos pelo MEC (como funções da construção civil, estética, informática, artesanato, etc.) Atualmente, mais de 20 turmas estão em curso em toda cidade de Guanambi, distritos e zona rural.


Além de oferecer todos estes cursos de capacitação, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio articulam junto aos diversos órgãos e entidades, parcerias para o fomento, orientação, inclusão produtiva e capacitação dos cursistas que finalizam os cursos, para a inserção no mercado de trabalho, com oficinas de empreendedorismo e acesso ao crédito e articulação do associativismo.

 


  

“Temos hoje em Guanambi centenas de trabalhadores que estão empregados em diversas empresas de nossa cidade, que encontraram a inclusão profissional e orientação, oferecidos através do projeto Mutirão Social. Tenho certeza que todas vocês irão trilhar este mesmo caminho, parabéns pela conquista”, frisou a primeira-dama Jaylma Ribeiro, durante cerimônia de conclusão do curso.

Era visível a emoção das senhoras que concluíram o curso de corte e costura. Em variados estilos, muitas foram vestidas com as próprias roupas costuradas durante o aprendizado da nova profissão. “Este curso serviu para abrir um novo mundo para nós, seremos inseridos no mercado de trabalho e consequentemente melhorar a vida de nossa família, agradeço do fundo do coração a todos os envolvidos”, frisou uma das cursistas.


  

Presente na culminância do curso, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silva (Lilia), demonstrou imensa satisfação e emoção em ver diversas mães de família acompanhadas pelos filhos e vestidas com as roupas elaboradas no curso, “Jesus disse que Ele veio para que todos nós tenhamos vida e vida em abundancia, estes cursos propiciam a melhoria de vida das famílias, dando autoestima e inserindo a cursista, definitivamente em programas de fomento e auxilio profissional, conte sempre conosco e com nossos parceiros”, salientou a secretária.

Além das que fizeram o uso da palavra,  presentes estavam a Sra. Leide (instrutora do curso), Gerson Mendes e Sra. Sidiná (presidente e coordenadora da Sociedade Espírita Obreiros do Porvir), Paulo Ricardo Boa Sorte, representando a Secretaria Municipal de Industria e Comercio, Francisco Donato, chefe de Gabinete da Secretaria de Assistência Social, Milene Barros, representante do CrediBahia, além de coordenadores e professores do curso.




 


  


  


  





  
  


 


  


 


 


 

Secretaria de Assistência Social promove certificação de comunidade remanescente em localidade do Distrito de Mutans

Na última segunda feira (10), a Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou reunião na Comunidade de Queimadas/Mutans, com a finalidade de concluir os procedimentos para certificação de comunidades remanescentes de quilombolas.
Esta intervenção além de gerar o reconhecimento das comunidades quilombolas, proporciona recursos e melhorias na comunidade, valorizando a cultura da localidade.
Segundo a assistente social Rosiney Gomes, que coordena o projeto “esta é a primeira das 3 comunidades que possuem esta característica que está sendo trabalhada, continuaremos o trabalho com as demais comunidades dos distritos”.
Presentes o agrônomo da CAR; Marinaldo Carvalho, o Secretário Municipal de Agricultura Luzinaldo Correia e o Vereador Zaqueu.