No ano de 2012, mais 80
municípios do Brasil foram selecionados para o projeto-piloto Cidades Digitais
do Ministério das Comunicações, Guanambi foi uma dessas cidades selecionadas ao
lado de outras 08 cidades da Bahia. O projeto conta com a parceria do Ministério
do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.
Com o objetivo de
melhorar a gestão pública municipal, resultando em maior acesso das comunidades
à internet e aos serviços de governo, o projeto possibilita a modernização da
gestão das cidades com a implantação de infra-estrutura de conexão de rede
entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de
servidores e disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à
internet para a população, proporcionando acesso da comunidade aos serviços de
governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultando em
desenvolvimento local.
Quem passa por duas das maiores e mais movimentadas praças do centro de Guanambi já consegue dispor gratuitamente de sinal de internet de alta velocidade. A transmissão funciona com base na tecnologia de rede sem fio em freqüência autorizada pela Anatel. O acesso pode ser realizado com o uso de qualquer dispositivo que possua o sistema de captação WiFi como smartphones, tablets, desktops, notebooks, ultrabooks etc. O nome das redes disponíveis para acesso é PAP1 – Ponto de Acesso Público 1 na Praça Tancredo Neves (Praça da Escola Getúlio Vargas) e PAP2 - Ponto de Acesso Público 2 na Praça Henrique Pereira Donato.
O fruto da boa parceria entre a Prefeitura de Guanambi e o Ministério das Telecomunicações, através do Programa Cidades Digitais, elevou Guanambi em uma das cidades com o cronograma de implantação mais adiantados do Brasil, pois a instalação dos 11 km do anel fibra óptica formando uma rede com topologia em anel, que interligam os órgãos públicos e várias regiões da cidade já está pronta. O próximo passo será a instalação de aplicativos de governo eletrônico na prefeitura, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação e a capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede.
As jovens Ludimila Santos e Rute Barbalho, que são estudantes do Curso Téc. em Administração no Ceep de Guanambi, foram umas das primeiras a utilizar a internet da Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão). “Utilizamos a rede WiFi para fazer pesquisas escolares, atualizar nossas redes sociais e conversar com amigos e parentes distantes. Vários colegas já estão navegando através dos seus netbooks, celulares e laptops e todos nós estamos gostando muito, a internet é ótima e o melhor de tudo, é de graça”, disseram.
Na última semana, a Prefeitura de Guanambi recebeu técnicos do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - inspecionando, atestando e liberando as instalações do sistema. Futuramente a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças e parques, será expandida para outras regiões da cidade.

“Graças a esta importante e frutífera parceria com o Governo Federal, estamos destinando à população e principalmente para a juventude, internet de graça e de ótima qualidade inicialmente em duas praças, a ideia é expandir o benefício para os principais pontos com maior movimentação pública da cidade. Com o projeto Cidades Digitais em nosso município, vislumbramos o início da digitalização da cidade, também como acesso livre às informações, integração dos órgãos públicos para agilizar os tramites e ações, auxiliando também na inclusão social. Em um único projeto, estamos unindo ações de cidadania, gestão pública, entretenimento e segurança pública com o projeto de videomonitoramento, que em breve iremos implantar nas principais ruas e avenidas do centro comercial da cidade”, detalhou o prefeito Charles Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário